Pesquisar este blog

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Os predadores mais assustadores

340016130_3e8d06e157 

No Oriente Médio, dizem que eles correm a 40 km/h, saltam 2 m no ar e depositam seus ovos na barriga dos camelos. No México, são chamados de matevenados – matadores de veados – e dizem que são mais letais que os escorpiões. Na África do Sul, a fama é que eles perseguem pessoas.

Bem, nenhuma dessas histórias e verídica, mas quando se vê a maneira furiosa com que o solífugo persegue e consome a presa, é possívl entender como é que essas lendas surgiram. Aracnídeo com oito patas e um par de pedipalpos ( apêndices nos dois lados da boca) que se parecem com mais duas patas, ele se alimenta de insetos, aranhas, e escorpiões; às vezes investe contra pequenos mamíferos e répteis, que podem ter alguns milímetros ou até 15 cm de comprimento. Com raras excreções, é um animal de hábitos noturnos, e anda em ziguezague pelo solo em alta velocidade, mastigando qualquer coisa que encontar com uma mandíbula que, proporcionalmente ao seu tamanho, talvez seja a mais poderosa do reino animal.

Os solífugos são insaciáveis. Ao final de uma boa noite de caça, eles ficamtão fartos que mal conseguem se mover, mas mesmo assim ainda comem o que puderem agarrar. Eles não são venenosos, mas a mordida de um espécime grande pode fazer sangrar um ser humano.

solifugo2

Nome: Solífugos, Solifugae

Região: Regiões áridas do mundo inteiro

Habilidade: Matar e comer desvariadamente

 

Fonte: livro Natureza Radical

Nenhum comentário:

Postar um comentário