Pesquisar este blog

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Criatura marinha estranha que é 12 cores primárias

No fundo do oceano subtropical, escondido entre as formações rochosas, habita uma das mais estranhas criaturas do mundo: camarão mantis ou Stomatopoda. Um crustáceo marinho que não é realmente uma camarão ou um deus, mas é semelhante, daí o nome. É uma criatura de alguns 30 centímetros longo prazo com uma casca de várias cores, e uma arma maul camadas dedo de um mergulhador ou quebrar um aquário comum. Mas isto não é excepcional nesse animal, mas a sua visão pode ver cores invisíveis para o olho humano vê o mundo em 11 ou 12 primárias, em oposição ao nosso humilde três cores com aqueles que fazem o resto.

camarão colors_big.jpg

Mas, para torná-lo mais interessante, camarão mantis, um novo estudo descobriu que ter a capacidade de ver as diferentes formas de polarização da luz, ou as direcções em que vibra a luz.

Nós, humanos, podemos ver a luz polarizada em apenas nas últimas décadas, e somente com a ajuda da tecnologia, como câmeras digitais ou Polaroids.

"O camarão mantis é um bicho estranho", disse Andrew White, Universidade Queensland, um dos autores do estudo, publicado na PLoS ONE, Austrália. "E agora nós descobrimos que esta espécie pode ver um mundo invisível para o resto de nós".

A maioria dos animais pode-se perceber o quão rápido o campo elétrico varia de ondas de luz, que é visível como a cor. As luzes azuis oscilar ou vibrar mais rápido do que verde, por exemplo, e quer fazer isso mais rapidamente do que as vermelhas. O endereço em que o intervalo é conhecido como polarização.

Muitos animais, de papagaios para as formigas, pode ser visto em polarização linear, que ocorre quando os ângulos de luz é diferente após ser refletida pela água. As abelhas e algumas aves usar luz polarizada para navegar, e alguns peixes e crustáceos utilizar para navegar a polarização e também para ver as suas presas. Mas o camarão mantis é que o primeiro animal conhecido que possa ver tanto polarização linear e um tipo raro chamado de polarização circular.

Polarização linear ocorre quando o campo elétrico das gamas de luz para a frente e para trás em uma linha reta. À luz de polarização circular girando vai circular.

Ninguém sabe exatamente o que ele vê a polarização circular da luz, mas os cientistas especulam que poderia ser uma adaptação sexual, ou uma forma de ver sinais sexuais.

Mas os autores encontraram a mesma estrutura nos olhos de machos e fêmeas, e ambos os sexos, acima de ter marcas em seus corpos que podem ser vistos com polarização circular. Eles acreditam que o camarão mantis evoluiu essa capacidade de detectar presa.

"Alguns dos animais que eles tendem a comer são transparentes e difíceis de ver na água", diz Branco. "Eu suspeito que as suas presas são iluminados como uma árvore de Natal para os camarões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário