Pesquisar este blog

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Cavalo Marinho

CAVALO MARINHO

Nome Comum: Cavalo Marinho
Nome em espanhol:
Caballito de mar
Nome em Italiano: cavalluccio marino
Nome em Inglês:
Seahorse
Nome Científico:
Hippocampus guttulatus; Hippocampus kuda; Hippocampus brevirostris; Hippocampus hippocampus; Hippocampus erectus
Filo: Chordata
Classe: Pisces
Ordem: Syngnathiformes
Família: Syngnathidae
Características:
Comprimento: 15 m
Corpo coberto com placas em anel. Muitos espinhos livres na frente da nadadeira dorsal. Barbatana dorsal redonda com 18 raios. minúsculas nadadeiras anal e peitoral.

O cavalo-marinho possui uma cabeça alongada com filamentos que lembram a crina de um cavalo. É por isso que tem esse nome. É o único peixe com a cabeça perpendicular ao corpo.

Do mesmo modo que o camaleão, ele pode mudar de cor e seus olhos saltados podem mover-se independentemente um do outro. Existem muitas espécies de cavalos-marinhos nos mares quentes. Eles nadam com o corpo na vertical, movimentando-se pela rápida vibração das barbatanas dorsais. A cauda longa e preênsil permite que eles se agarrem a plantas submarinas enquanto se alimentam de pequenos crustáceos.

A reprodução ocorre na primavera. Os ovos postos pela fêmea são fertilizados pelo macho que os guarda em uma bolsa na base da sua cauda. Dois meses mais tarde, os ovos se abrem e o macho realiza violentas contorções para expelir os filhotes.

Estes são transparentes e pouco maiores que 1 centímetro. Sobem logo à superfície para encher suas bexigas natatórias com ar, única maneira de conseguir o equilíbrio na água.

 

      

2 comentários: