Pesquisar este blog

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Leopardo Asiático

Oi gente, desculpa mesmo, por ficar sem posar a semana de felinos… É que meu gato morreu e tal… Ai não deu. Mais vamos continuar, ainda falta 3 postagens, entã vamos lá!

 

NOME COMUM: Leopardo Asiático ou Gato leopardo

NOME CIENTÍFICO: Felis [Prionailurus] bengalensis

SUBSPÉCIES:
P.b.alleni - Hainan Is. - China
P.b.bengalensis - India, Indochina
P.b.borneoensis - Borneo
P.b.chinensis - China
P.b.euptilurus - Korea, Leste da Siberia
P.b.horsfieldi - Sul de Kashmir
P.b.javanensis - Java, Bali
P.b.sumatranus - Sumatra
P.b.trevelyni - Norte de Kashmir

FILO: Chordata

CLASSE: Mammalia

ORDEM: Carnívora

FAMÍLIA: Felidae

NOMES EM:
- INGLÊS:
Leopard Cat - Bengal cat
- FRANCÊS: chat léopard du Bengale
- ALEMÃO: Bengalkatze - Zwergtigerkatze
- ESPANHOL: gato bengali, gato de Bangala
- BANGLADESH: chita biral, ban bilar
- CHINES: jin chien mao, bao mao, shih hu, shan mao
- AFEGÃO: psk jangley
- INDONÉSIA: kucing batu, kucing congkok
- ÍNDIA e PAQUISTÃO: chita billi
- KACHIN: nam laniao
- KANNADA: INDIA: huli bekku
- KAREN, TALAIN: kla hla
- LAOS: sua meo, sua pa, sua nak
- MAHRATTI, GHATS: INDIA: wagati
- MALÁSIA: kucing batu, rimau akar
- MYANMAR: kye thit, thit kyuk, kya gyuk
- FILIPINAS: maral, tamaral
- RUSSIA: Amurskii kot, bengalskaya koshka
- SHAN: hen wap
- TAILÂNDIA: maew dao

CARACTERÍSTICAS:
Comprimento corpo:
40 - 90 cm
Comprimento do rabo:
aproximadamente metado do comprimento do corpo
Altura na cernelha:
20 - 45 cm
Peso: 3 - 8 kg ou mais

REPRODUÇÃO:
Período de gestação: 65 - 70 dias
Número de crias:
2 - 4 filhotes. Os pais ajudam a criar os filhotes.
Peso ao nascer:
75 - 95 gs

CICLO VITAL:

Desmame: aproximadamente 3 meses
Amadurecimento sexual:
fêmeas depois de 2,5 anos e machos com 2,5 anos
Acasalamento:
São relatados períodos de cobertura uma vez ao ano entre os meses de fevereiro e março, nas regiões frias. Nas regiões tropicais os acasalamentos ocorrem durante todo o ano.
Tempo de vida:
12 - 15 anos

INIMIGOS: Leopardos, hienas, lobos e raposas.

ALIMENTAÇÃO: A dieta também inclui pequenos herbívoros, lebres, répteis, insetos, enguias, peixes e ocasionalmente carniça.

PAÍS DE ORIGEM: Ásia

DISTRIBUIÇÃO: Sua distribuição compreende deste a Índia até a Sibéria, chegando ao extremos Oriente do continente, inlcuindo o Japão, Filipinas e as ilhas menores da Indonésia.

HABITOS: possue hábitos noturnos, se mantem ativo do entardecer até o amanhecer, o que se torna raro vê-lo durante o dia. Embora descritos como primariamente noturnos alguns animais monitorados por colares rádio-transmissores na Tailândia exibiram atividade diurna com muita frequência.

HABITAT: Habitante original das selvas de Bangladesh, Afeganistão, Burma, Camboja, China, Índia, Indonésia, Japão, Coreia, Laos, Sumatra, Bornéu, Malaysia, Nepal, Paquistão, Filipinas, Taiwan, Tailandia, antigas repúblicas da URSS e Vietnam.

CURIOSIDADE: Um fato interessante sobre o leopardo asiático é que ele é o unico gato selvagem utilizado, com sucesso, em programas de procriação híbrido para produção de gatos domésticos. Nos últimos anos ele deu origem à raça Bengali. O Bengali desenvolveu-se a partir de um programa americano de 1963, em que a geneticista Jean Sugden cruzou um macho doméstico com uma fêmea de gatopardo asiático, tentando transferir as marcas do gato selvagem para uma raça doméstica. Os primeiros espécimes de leopardo asiático chegaram aos EUA na década de 50.

APARÊNCIA FÍSICA: Assemelha-se à Jaguatirica , da América do Sul (Felis pardalis), sendo em geral de porte menor As variedades que habitam as regiões da antiga União Soviética (Felis euptilura) costumam ser maiores e de pelagem mais densa – são os gatos de Amur. Costumam ser de coloração marrom-amarelado nas regiões tropicais e marrom-acinzentado nas áreas mais ao norte. De fato há uma ampla gradação nas nuances de cores. O padrão de pelagem do leopardo asiático é pintalgado com spots escuros, algumas vezes sólidos, outras vezes exibindo rosetas, sendo a cauda listrada em negro, até a extremidade.

PROTEÇÃO: Caça proibida: Bangladesh, Hongkong, India, Indonésia, Japão, Malásia (exceto Sabah), Myamar, Nepal, Pakistão, Russia, Tailândia, Taiwan. Caça e Comércio controlados: Coréia do Sul, Laos, Singapura. Sem proteção legal fora das áreas de controle: Butão, Brunei, China, Filipinas, Vietnam Sem Informações: Afeganistão, Camboja, Coréia do Norte.

Em comparação a outros felinos, os gatos-leopardos asiáticos são comuns nas áreas em que habitam. Populações que vivem em ilhas são as mais vulneráveis. Nas Filipinas, onde o estado atual das florestas é o pior em toda a Äsia tropical o leopardo asiático sem dúvida enfrenta dificuldades. Provavelmente será extinto em Cebu, devido à extensa devastação das florestas, assim como já ocorreu em muitas outras ilhas da região. Estima-se que sejam menos de 100 nas ilhas Tsushima. Em Taiwan são capturados regularmente nas armadilhas de caçadores aborígenes.

AMEAÇAS: Tem sido desenvolvidos programas de reprodução em cativeiro para as populações das ilhas de Tshushima e Negros. Caça ilegal e exportação de pele na China. Outra ameça potencial é que os leopardos asiáticos cruzam espontaneamente com gatos domésticos que vivem em condição livre ou semi-selvagem.

Lúcia Helena Salvetti De Cicco
Diretora de Conteúdo e Editora Chefe

2 comentários:

  1. oi, me podia esplicar como meter num blog aquelas barrras que voces tem como a dos jogos e a do humor.
    adoro vosso blog
    espero que respondam.

    ResponderExcluir
  2. Que blogger lindo o seu , me emociona essas campanhas em defesas dos animais . Obrigada Tenah uma linda semana

    ResponderExcluir