Pesquisar este blog

sábado, 18 de setembro de 2010

Como se proteger do ataque de um cachorro

Identificando um cão que pode atacar:

Antes de atacar, um cachorro normalmente dá alguns sinais, mas lembre-se, os sinais podem ou não, serem perceptíveis. Fique atento a sinais como:

1) O animal mostra os dentes e pode rosnar ou latir nervosamente
2) Os pêlos da nuca e do dorso ficam eriçados
3) As orelhas ficam erguidas ou voltadas para a frente
4) A postura é rígida, os membros se mantém afastados e o dorso permanece encurvado.

Tentando evitar um ataque de um cachorro na rua:

Ao se deparar com um cachorro na rua, evite olha-lo nos olhos.
Abaixe a cabeça e siga em frente com toda a calma do mundo.

Normalmente os cães de rua, sem dono costumam latir muito e morder pouco, por isso continue andando, ignorando-o, que o chato vai te pentelhar até você sair do "território dele".
Mas se o cão for daqueles que já vão atacando, não corra. Um cão fatalmente correrá mais do que você. Se for um cão normal, assim que der suba em um muro ou local alto. Mas se for Pitbull, não adianta subir nem mesmo no Everest. O danado pula mais que você e te alcançará.

Diante do ataque, se for um cão normal, deite em posição fetal e proteja com as mãos e os braços tanto a região do pescoço, orelha e nuca, essa posição normalmente indica submissão e acalma o cachorro, que na maioria das vezes se dá por satisfeito. Se for um Pitbull, a coisa fica mais dificil, além de proteger o pescoço, o simples fato da submissão não lhe aplaca o instinto feroz.
Grite por socorro.
Se o ataque continuar, não lute, a não ser que tenha a chance de enfiar o dedo no olho do cachorro, a única parte realmente vunerável, ainda mais se for Pitbull.
Enfie o dedo com gosto, se puder e tiver a chance de usar uma chave, não tenha pena. Sou contra a maltratos  a animais, mas diante de um ataque onde se escolhe ou eu ou ele, não tenho dúvidas que escolho a minha salvação.

Ajudando alguém atacado por um cachorro:

Nunca pegue o cão pelo rabo, só lhe renderá mordidas e desvio de atenção. Tente pegar qualquer líquido irritante para os olhos e jogue nos olhos do cão, pode ser gasolina, querosene,inseticida, o que for. Pau e pedra podem ajudar, mas não se for um Pitbull. O bicho é resistente, sádico e o pior, é masoquista, quanto mais apanha mais gosta de bater.

Grite por socorro, quanto mais gente, melhor a chance de salvar a vítima.


Como cuidar da mordida de um cachorro.

Caso o cão morda a você ou alguém, o procedimento é:
1) Cuide imediatamente do ferimento, lavando-o com água e sabão e aplicando anti-sépticos
2) Procure um serviço médico para avaliação dos ferimentos
3) Tente descobrir se o cachorro tem dono e qual é o seu endereço
4) Mantenha o animal controlado para observação clínica por dez dias, a contar da data do acidente.

E nunca se esqueça:
Processe quem for o responsável pelo cão. Registre Boletim de Ocorrência em uma delegacia e entre em processo para pedir indenização. Se o cão não tiver dono , processe a Prefeitura. 
Não deixe barato a irresponsabilidade dos donos de cães, e menos ainda, o descaso do Governo para o abandono de animais nas ruas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário