Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Pérola e suas curiosidades

As pérolas são consideradas de grande valor e algumas são perfeitas. Uma lenda diz que as pérolas são a luz da lua nas profundezas do oceano. Em função da sua beleza, é um dos objetos mais desejados pelo Homem.
    Sua produção é demorada, entre um ano e meio para criação artificial e até oito anos para a produção natural. Todo o processo começa quando entra um grãozinho de areia ou algum outro corpo estranho no molusco e ocorre uma irritação do local. Como uma reação de proteção, uma camada entre a concha e o corpo do molusco começa a liberar camadas de carbonato de cálcio.
    No início, essas secreções levam o nome de madrepérola ou nácar que começam a envolver toda a extensão do grão e começa a ser construída uma casca que fica dura durante os anos.
    Elas podem ser redondas ou irregulares, além de apresentarem a cor branca ou preta. As chamadas pérolas cultivadas são produzidas da mesma forma, porém, na produção artificial, são introduzidos corpos estranhos na ostra para incitar a produção de uma nova pérola. Acredita-se que a melhor qualidade de pérola é produzida no Golfo Pérsico, chamada de pérola do oriente. Já o cultivo artificial é mais comum no Japão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário