Pesquisar este blog

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Mortes por ataques de serpentes e escorpiões crescem 17% em um ano no Brasil


As mortes por picadas de escorpiões e serpentes, os dois animais peçonhentos com mais ataques no Brasil, cresceram 17% entre 2008 e 2009, de acordo com dados do Ministério da Saúde. No ano passado, 130 pessoas morreram por picadas de cobra no país, enquanto os escorpiões fizeram 103 vítimas. Os ataques por esses bichos cresceram apenas 4,2% no período.
No ano passado, 333 pessoas morreram por causa desse tipo de acidente, levando em conta outros animais peçonhentos (aqueles que possuem veneno e são capazes de injetá-lo por meio de dentes ou ferrões), como aranhas e lagartas.
Nesses dois anos, o Estado em que houve mais mortes por ataques de serpentes foi a Bahia, com 68 vítimas, seguida por Pará (56) e Minas Gerais (36). No caso dos escorpiões, os campeões de mortes são s mesmos, mas em colocações diferentes: Minas Gerais (86 mortes) , Bahia (71) e Pará (15).
No geral, os ataques de animais peçonhentos estão em alta no país. De acordo com o ministério, as notificações saíram de 68,2 mil em 2003 para 90,5 mil em 2009, um crescimento de 33%. A maior parte desses acidentes ocorre por causa de escorpiões, com 45,7 mil casos no ano passado, um aumento de 87% em relação a 2003. No caso das serpentes houve uma queda de 15% (de 26,6 mil para 22,7 mil)
De acordo com o ministério, chuvas também podem fazer com que o número de acidentes com esses bichos aumente.
– Uma das hipóteses é que, com os alagamentos, esses animais são obrigados a sair dos seus esconderijos naturais, principalmente no caso de serpentes e lagartas.
Daniel Sifuentes, responsável pela Área Técnica de Animais Peçonhentos da Secretaria de Vigilância em Saúde do ministério, diz em comunicado que os meses de maior incidência de casos também são diferentes, dependendo da localidade e das diferenças nas estações de chuva de cada região.
– Na região Nordeste, por exemplo, os acidentes por serpente estão concentrados nos meses de abril a julho, que neste ano coincidiu com o período das enchentes.

By: r7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário