Pesquisar este blog

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Pitohui-de-Penacho

Hooded pitohui.


O pitohui de penacho é a única ave venenosa do mundo.
Certo dia em 1989, Jack Dumbacher capturou um pássaro conhecido como pitohui-de-penacho (Pitohui dichrous). Ao tentar livrar o pássaro da armadilha Jack sofreu um arranhão do dedo e levou a mão até a boca, no mesmo instante sentiu sua língua e lábios dormentes. Depois de um certo pânico, acabou descobrindo que o pássaro apresentava uma toxina em suas penas.
A toxina produzida pelo pássaro é a mesma encontrada em sapos venenosos, e é conhecida como homobatratoxina.Até mesmo a coloração do pássaro e dos sapos é semelhante. Mas os pássaros apresentam uma quantidade bem menor da toxina nas penas.  

Identificado pela primeira vez em Papua Nova Guiné, esses pássaros de coloração preta e laranja carregam em sua pele e penas uma potente neurotoxina.
Estudos indicam que a ave, assim como os sapos, não produz a toxina, e sim, a adquire através de sua dieta.
A defesa do Hooded pitohui tem se mostrado tão eficaz que até mesmo outros pássaros que não possuem a toxina mimetizam suas cores para enganar os predadores, já que esses identificam o prato indigesto pela coloração das penas.
Em seres humanos que manuseiam o pássaro podem ocorrer náuseas e dormência da boca.




Fonte: bocaberta.org                               


Hooded pitohui  (venenoso)









         

sábado, 16 de julho de 2011

Ursa enfrenta dois tigres com filhotes nas costas


Um fotógrafo conseguiu capturar o momento em que uma ursa enfrentou dois tigres para proteger os filhotes, que passaram todo o tempo agarrados às suas costas.
O confronto, que durou menos de três minutos, aconteceu na Reserva de Tigres de Ranthambore, no Rajastão, na Índia.
Os tigres se aproximaram da ursa, que bebia água com seus dois filhotes.
Mamãe ursa enfrenta tigre (Foto: Caters)Mamãe ursa enfrenta tigre (Foto: Caters)

Ela avistou um dos tigres e pulou em sua direção, afugentado-o imediatamente.
Mas o outro tigre se aproximou de forma ameaçadora. A mãe protetora levantou as patas dianteiras e enfrentou o tigre com os filhotes nas costas.
'Ursos e tigres são animais poderosos que normalmente se evitam, mas a ursa estava com seus filhotes e se sentiu ameaçada. Por isso ela avançou na direção do tigre', conta o fotógrafo Aditya Singh, que vive nos arredores da reserva e visita a região diariamente.
'Acho que a mãe protetora decidiu que a melhor defesa era o ataque', diz Singh.

Especialista diz que crocodilo 'monstro' de 5,5 m é real.

No ermo Território do Norte da Austrália, os turistas são advertidos a manterem distância dos perigosos crocodilos - mas esqueceram de avisar Brutus, um crocodilo 'monstro', de ficar longe dos turistas.
Crocodilo ficou quase da altura do barco. (Foto: Reprodução/NT News)Crocodilo ficou quase da altura do barco. (Foto: Reprodução/NT News)
O crocodilo de 5,5 metros de comprimento frequentemente salta da água ao lado do barquinho dos turistas, em busca de um pedaço de carne de búfalo pendurado em um graveto.
Quando as fotos de Brutus apareceram nos jornais australianos recentemente, porém, elas imediatamente lançaram dúvida sobre a existência do crocodilo.
'Esse crocodilo é 100% real. Fizemos a polícia forense analisar a imagem', disse Maxine Bowman, membro da equipe do Adelaide River Cruises, que diariamente leva turistas para alimentar Brutus e outros crocodilos da região.
Sem uma pata dianteira, supostamente perdida num ataque de tubarão, Brutus salta no ar em busca de comida.

Crocodilo com mais de 4 metros é capturado nas Filipinas.

Foto do último dia 10 divulgada nesta sexta pelo Conselho para o Desenvolvimento Sustentável de Palawan se preparam para transportar um crocodilo de água salgada de 4,2 metros, capturado vivo no domingo Sunday Tuba Rio em uma armadilha montada no rio Palawan, a sudoeste de Manila, nas Filipinas. O crocodilo será examinado para determinar se foi o animal que matou um pescador no mês passado  (Foto: Palawan Council for Sustainable Development / AP)
Funcionários do Conselho para o Desenvolvimento Sustentável de Palawan se preparam para transportar um crocodilo de água salgada de 4,2 metros, capturado vivo no domingo em uma armadilha montada no rio Tuba, a sudoeste de Manila, nas Filipinas. O crocodilo será examinado para determinar se foi o animal que matou um pescador no mês passado (Foto: Palawan Council for Sustainable Development / AP)Retirado de: G1.globo.com

Macaco e cães são flagrados brincando no Quênia

Oi gente, saudades de vocês!! É que não tava dando tempo pra postar, então eu vou copiar as matérias de outros sites e postar aqui para o blog não ficar muito abandonado.


Um macaco foi flagrado brincando com dois cães em Kitale, no Quênia. No início, os fotógrafos de vida selvagem Vicki e Adam Scott Kennedy pensaram que os animais estavam em brigando, mas logo perceberam que eles estavam apenas se divertindo.
Macaco brinca com cães em Kitale. (Foto: Vicki e Adam Scott Kennedy/Barcroft Media/Getty Images)Macaco brinca com cães em Kitale. (Foto: Vicki e Adam Scott Kennedy/Barcroft Media/Getty Images)
Fotógrafos chegaram a pensar que animais estivessem brigando. (Foto: Vicki e Adam Scott Kennedy/Barcroft Media/Getty Images)Fotógrafos chegaram a pensar que animais estivessem brigando. (Foto: Vicki e Adam Scott Kennedy/Barcroft Media/Getty Images)Retirado de : G1.globo.com

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Leopardo Asiático

Oi gente, desculpa mesmo, por ficar sem posar a semana de felinos… É que meu gato morreu e tal… Ai não deu. Mais vamos continuar, ainda falta 3 postagens, entã vamos lá!

 

NOME COMUM: Leopardo Asiático ou Gato leopardo

NOME CIENTÍFICO: Felis [Prionailurus] bengalensis

SUBSPÉCIES:
P.b.alleni - Hainan Is. - China
P.b.bengalensis - India, Indochina
P.b.borneoensis - Borneo
P.b.chinensis - China
P.b.euptilurus - Korea, Leste da Siberia
P.b.horsfieldi - Sul de Kashmir
P.b.javanensis - Java, Bali
P.b.sumatranus - Sumatra
P.b.trevelyni - Norte de Kashmir

FILO: Chordata

CLASSE: Mammalia

ORDEM: Carnívora

FAMÍLIA: Felidae

NOMES EM:
- INGLÊS:
Leopard Cat - Bengal cat
- FRANCÊS: chat léopard du Bengale
- ALEMÃO: Bengalkatze - Zwergtigerkatze
- ESPANHOL: gato bengali, gato de Bangala
- BANGLADESH: chita biral, ban bilar
- CHINES: jin chien mao, bao mao, shih hu, shan mao
- AFEGÃO: psk jangley
- INDONÉSIA: kucing batu, kucing congkok
- ÍNDIA e PAQUISTÃO: chita billi
- KACHIN: nam laniao
- KANNADA: INDIA: huli bekku
- KAREN, TALAIN: kla hla
- LAOS: sua meo, sua pa, sua nak
- MAHRATTI, GHATS: INDIA: wagati
- MALÁSIA: kucing batu, rimau akar
- MYANMAR: kye thit, thit kyuk, kya gyuk
- FILIPINAS: maral, tamaral
- RUSSIA: Amurskii kot, bengalskaya koshka
- SHAN: hen wap
- TAILÂNDIA: maew dao

CARACTERÍSTICAS:
Comprimento corpo:
40 - 90 cm
Comprimento do rabo:
aproximadamente metado do comprimento do corpo
Altura na cernelha:
20 - 45 cm
Peso: 3 - 8 kg ou mais

REPRODUÇÃO:
Período de gestação: 65 - 70 dias
Número de crias:
2 - 4 filhotes. Os pais ajudam a criar os filhotes.
Peso ao nascer:
75 - 95 gs

CICLO VITAL:

Desmame: aproximadamente 3 meses
Amadurecimento sexual:
fêmeas depois de 2,5 anos e machos com 2,5 anos
Acasalamento:
São relatados períodos de cobertura uma vez ao ano entre os meses de fevereiro e março, nas regiões frias. Nas regiões tropicais os acasalamentos ocorrem durante todo o ano.
Tempo de vida:
12 - 15 anos

INIMIGOS: Leopardos, hienas, lobos e raposas.

ALIMENTAÇÃO: A dieta também inclui pequenos herbívoros, lebres, répteis, insetos, enguias, peixes e ocasionalmente carniça.

PAÍS DE ORIGEM: Ásia

DISTRIBUIÇÃO: Sua distribuição compreende deste a Índia até a Sibéria, chegando ao extremos Oriente do continente, inlcuindo o Japão, Filipinas e as ilhas menores da Indonésia.

HABITOS: possue hábitos noturnos, se mantem ativo do entardecer até o amanhecer, o que se torna raro vê-lo durante o dia. Embora descritos como primariamente noturnos alguns animais monitorados por colares rádio-transmissores na Tailândia exibiram atividade diurna com muita frequência.

HABITAT: Habitante original das selvas de Bangladesh, Afeganistão, Burma, Camboja, China, Índia, Indonésia, Japão, Coreia, Laos, Sumatra, Bornéu, Malaysia, Nepal, Paquistão, Filipinas, Taiwan, Tailandia, antigas repúblicas da URSS e Vietnam.

CURIOSIDADE: Um fato interessante sobre o leopardo asiático é que ele é o unico gato selvagem utilizado, com sucesso, em programas de procriação híbrido para produção de gatos domésticos. Nos últimos anos ele deu origem à raça Bengali. O Bengali desenvolveu-se a partir de um programa americano de 1963, em que a geneticista Jean Sugden cruzou um macho doméstico com uma fêmea de gatopardo asiático, tentando transferir as marcas do gato selvagem para uma raça doméstica. Os primeiros espécimes de leopardo asiático chegaram aos EUA na década de 50.

APARÊNCIA FÍSICA: Assemelha-se à Jaguatirica , da América do Sul (Felis pardalis), sendo em geral de porte menor As variedades que habitam as regiões da antiga União Soviética (Felis euptilura) costumam ser maiores e de pelagem mais densa – são os gatos de Amur. Costumam ser de coloração marrom-amarelado nas regiões tropicais e marrom-acinzentado nas áreas mais ao norte. De fato há uma ampla gradação nas nuances de cores. O padrão de pelagem do leopardo asiático é pintalgado com spots escuros, algumas vezes sólidos, outras vezes exibindo rosetas, sendo a cauda listrada em negro, até a extremidade.

PROTEÇÃO: Caça proibida: Bangladesh, Hongkong, India, Indonésia, Japão, Malásia (exceto Sabah), Myamar, Nepal, Pakistão, Russia, Tailândia, Taiwan. Caça e Comércio controlados: Coréia do Sul, Laos, Singapura. Sem proteção legal fora das áreas de controle: Butão, Brunei, China, Filipinas, Vietnam Sem Informações: Afeganistão, Camboja, Coréia do Norte.

Em comparação a outros felinos, os gatos-leopardos asiáticos são comuns nas áreas em que habitam. Populações que vivem em ilhas são as mais vulneráveis. Nas Filipinas, onde o estado atual das florestas é o pior em toda a Äsia tropical o leopardo asiático sem dúvida enfrenta dificuldades. Provavelmente será extinto em Cebu, devido à extensa devastação das florestas, assim como já ocorreu em muitas outras ilhas da região. Estima-se que sejam menos de 100 nas ilhas Tsushima. Em Taiwan são capturados regularmente nas armadilhas de caçadores aborígenes.

AMEAÇAS: Tem sido desenvolvidos programas de reprodução em cativeiro para as populações das ilhas de Tshushima e Negros. Caça ilegal e exportação de pele na China. Outra ameça potencial é que os leopardos asiáticos cruzam espontaneamente com gatos domésticos que vivem em condição livre ou semi-selvagem.

Lúcia Helena Salvetti De Cicco
Diretora de Conteúdo e Editora Chefe

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Lince europeu

NOME COMUM: Lince Europeu

NOME CIENTÍFICO: Felis lynx

NOME EM INGLÊS: Lynx

FILO: Chordata

CLASSE: Mammalia

ORDEM: Carnívora

FAMÍLIA: Felidae

CARACTERÍSTICAS:
Comprimento:
1 m
Altura: 50 cm
Peso: até 38 Kg
Período de gestação: 62 a 74 dias
1 gestação por ano
1 a 4 filhotes por ninhada
tempo de vida: 18 anos

Diz-se que uma pessoa tem olhos de lince quando sua visão é excepcional. Essa expressão, porém, não tem nada a ver com o animal. É originária de linceu, um herói da mitologia grega. Linceu era piloto branco onde viajavam os Argonautas em busca do Tosão de Ouro. Segundo a lenda, linceu tinha uma visão formidável. No lince, porém, o sentido mais desenvolvido é a audição.

O lince foi abundante na Europa. Mas matava tantos carneiros que foi caçado quase até a extinção. Na América existem o lince canadense e o lince vermelho dos Estado Unidos e México.

  O lince parece um grande gato de cor de ferrugem, com tufos de pêlos nas orelhas e na cauda curta, escondido entre os rochedos ou atrás de troncos, ele espreita suas vítimas: pequenos animais, perus selvagens e lebres. E salta sobre elas de surpresa, mordendo-as na espinha. Come somente carne fresca e abandona o que não podo comer. Os filhotes nascem entre fevereiro e junho, em cavernas ou grutas.

Enquanto são pequenos, não se afastam mais de 2 Km da sua toca. Caçam acompanhados pela sua mãe, depois dos três meses de idade. Geralmente a fêmea volta à mesma caverna para dar à luz outra ninhada.

 

 

Lúcia Helena Salvetti De Cicco
Diretora de Conteúdo e Editora Chefe

terça-feira, 10 de maio de 2011

Gato Malaio - um gato pouco conhecido

FILO: Chordata

CLASSE: Mammalia

ORDEM: Carnívora

FAMÏLIA: Felidae

NOME COMUM: Gato malaio ou Gato-de-Cabeça-Chata

NOME CIENTÍFICO: Felis planiceps

NOME EM INGLÊS: Flat-Headed Cat

NOME EM ESPANHOL: gato cabeciancho

NOME EM FRANCÊS: chat à tête plate

NOME EM ALEMÃO: Flachkopfkatze

Características:
Comprimento: cabeça e corpo, 60 cm; cauda, 18 cm
Cor: dorso castanho; barriga branca
Pelo espesso
Crânio achatado no alto
TEMPO DE VIDA: 14 anos
GESTAÇÃO: 56 dias

O gato malaio tem um perfil muito engraçado. Sua grande cabeça é achatada e o focinho é comprido e levemente arrebitado. Suas orelhas são pequenas e redondas. Todos os seus dentes são pontiagudos, bastante apropriados para ele capturar e comer presas muito escorregadias, como rãs, peixes e crustáceos, que são seus alimentos favoritos.

O gato malaio é encontrado sempre junto da água, nas florestas tropicais da Malásia e de Bornéu. Caça a noite, pisando cautelosamente no chão da selva úmida. Muito pouco se sabe da vida natural desse gato selvagem, pois ele é muito arisco e não se deixa observar facilmente. Os cientistas também pouco conhecem sua forma de reprodução, pois esse gato nunca se reproduz em cativeiro.

Ao contrário dos demais felinos, exceto o guepardo, o gato malaio não pode recolher inteiramente as suas unhas. Pode, entretanto, retraí-las um pouco, de modo que elas não arranham o chão quando o gato faz sua caminhada. Suas pernas são curtas e as patas pequenas.

Lúcia Helena Salvetti De Cicco
Diretorad e Conteúdo e Editora Chefe

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Serval

NOME COMUM: Serval

NOME EM INGLÊS: Serval

NOME CIENTÍFICO: Leptailurus serval  

FILO: Chordata

CLASSE: Mammalia

ORDEM: Carnívora

FAMÍLIA : Felidae

CARACTERÍSTICAS:
Comprimento:
cerca de 70 - 100 cm. a cauda varia de 30 até 40 cm
Altura: 45 a 65 cm
Período de gestação: 72 a 75 dias
Pode haver duas crias por ano
Tempo de vida: 17 a 20 anos . Máximo 23 anos

O serval é diferente da maioria dos membros selvagens da família dos gatos. Ele gosta de perambular pelos arredores das aldeias africanas, pois aí pode encontrar em abundância alguns de seus alimentos favoritos: pequenos carneiros, roedores, e algumas rãs. A pele do serval pode apresentar dois padrões diferentes. A pelagem mais comum é castanho- clara com pintas negras no pescoço, na espinha e no dorso. O outro padrão de pele é castanho-claro com muitas pintas pequenas, marrons e negras, distribuídas em fileiras irregulares, além de uma tira negra e larga no dorso.

Quando caça, o serval procura tirar vantagens de suas pernas compridas. Ele consegue dar grandes pulos no ar e é capaz de apanhar com facilidade uma ave em vôo a 1,80m do chão. A presa é abatida com um golpe de uma das suas patas dianteiras. Essas patas possantes também são usadas para arrancar roedores de suas tocas. O serval caça à noite, sozinho, e, se for perseguido, busca refúgio em uma árvore. Seu grito é um miado agudo. Pouco se conhece a respeito de sua vida familiar.

A fêmea geralmente pare os filhos numa toca.

Lúcia Helena Salvetti De Cicco
Diretora de Conteúdo e Editora Chefe

domingo, 8 de maio de 2011

Suçuarana

Ameaçado

Clique aqui para ouvir o som de uma fêmea com o filhote

NOME COMUM: Suçuarana, puma, onça-parda

NOME CIENTÍFICO: Felis concolor

NOME EM INGLÊS: Cougar/Mountain Lion/Puma

FILO: Chordata

CLASSE: Mammalia

ORDEM: Carnívora

FAMÍLIA: Felidae

CARACTERÍSTICAS:
Comprimento: até 2,40 m
Altura: até 63 cm
Peso: até 100 Kg
Período de gestação: de 86 a 95 dias
Ninhada: 2 a 3 filhotes
Período de vida: 15 anos

A suçuarana também é conhecida como puma e onça parda. Conta-se que uma só suçuarana matou 15 carneiros selvagens durante uma saída para caçar. Por outro lado, ela raramente ataca o homem e tem tanto medo de cães que sobe em árvores para escapar deles quando a acuam.

A suçuarana ocorre nas Américas, desde o Canadá até quase o extremo da América

do Sul. Seu pelo é em geral bege rosado, mas pode ser cinza, marrom ou cor de ferrugem. O comprimento do pelo varia conforme o habitat - vai de curto a muito longo.

A suçuarana está à vontade em cima das árvores; equilibra-se com a cauda felpuda ao saltar de galho em galho.

A suçuarana é um animal solitário e prefere viver em lugares de difícil acesso - florestas, desertos e montanhas. Geralmente caça ao entardecer. O carneiro selvagem, o veado e o caititu constituem suas presas habituais. Os adultos se comunicam por meio de uma espécie de silvo estridente. A fêmea tem a cria em cavernas ou em cepos ocos. Os filhotes abrem os olhos com 10 dias e ficam com a mãe até os 20 meses.

Lucia Helena Salvetti De Cicco
Diretora de Conteúdo e Editora Chefe

Retirado do site: Saúde Animal
PS.: Nenhuma informação de felinos colocado essa semana vai ser escrita por mim.

Resultado da enquete

Oi gente, era para eu começar ontem mais o computador teve um probleminha ai não deu, então vamos começar hoje. Primeiramente vamos ver quem ganhou na enquete:

O que vc gostaria de ver 1 semana aqui no blog?
1 semana de felinos         13 (59%)
1 semana de canídeos      1 (4%)
1 semana de mamíferos   4 (18%)
1 semana de peixes         2 (9%)
1 semana de anfíbios       0 (0%)
1 semana de primatas      2 (9%)

Votos até o momento: 22

Coitado dos anfíbios, hehehe…. E o grande felizado são os felinos! Então vamos começar agora mesmo! E gente, obrigado pelos votos =)

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Os insetos bebem água?

Bebem, sim - mas a maioria faz isso de maneira indireta, por meio da alimentação. "Mesmo os alimentos secos e sólidos contêm a chamada água metabólica, formada pela oxidação dos carboidratos e das gorduras. É assim que as larvas de certos besouros e mariposas se hidratam e conseguem resistir a secas severas", afirma Sérgio Antônio Vanin, entomologista (estudioso de insetos) da Universidade de São Paulo (USP). De resto, há grandes variações na maneira como essas criaturas ingerem água. Formigas e besouros, como as joaninhas, sugam gotas da chuva ou do orvalho. Já as baratas absorvem as gotas depositadas sobre sua cutícula. Há casos raros, como as larvas de alguns besouros do gênero Tenebrio, que extraem água do vapor existente no ar. Por fim, certos insetos - como pulgões e cigarrinhas - se alimentam de fluidos como a seiva das plantas e não necessitam de outra fonte de água.

Texto retirado do site: mundoestranho.abril.com.br

domingo, 1 de maio de 2011

sábado, 30 de abril de 2011

Cachorro bebendo água

Oi gente, todo mundo pensa que cachorro bebe água fazendo uma ‘covinha’ para frente, certo? Mas ele não bebem água assim! Quer saber como ele bebem então? Assista esse vídeo:

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Por que os gatos sempre caem em pé?

Se esse bicho cair do 10º andar de um prédio, terá 90% de chance de sobreviver Foto: Terra

Se esse bicho cair do 10º andar de um prédio, terá 90% de chance de sobreviver
Foto: Terra

Isso ocorre porque a transmissão das mensagens nervosas entre os olhos, os ouvidos, os músculos e as articulações do gato ocorre tão rapidamente que faz com que o animal tenha um grande equilíbrio. Porém, para que ele caia em pé, é necessário que a queda lhe dê tempo suficiente para retomar o equilíbrio.

Quando o gato cai, os olhos e os ouvidos enviam ao cérebro uma mensagem sobre a posição da cabeça em relação ao solo. O cérebro responde com comandos para os músculos, que corrigem a postura da cabeça e alinham o corpo do animal. "Isso tudo acontece em frações de segundo e o gato chega ao solo com as patas para baixo, pronto para absorver o impacto", disse a veterinária Márcia Lima de Oliveira.

Segundo a veterinária, a elasticidade dos ossos dos gatos é apenas 1/10 menor do que a da borracha. Por isso, se um gato cair do 10º andar de um prédio, tem 90% de chance de sobreviver. Nos humanos, essa taxa cai para 10%.

 

Texto retirado do site: noticias.terra.com.br

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Gatos só caem em pé.

Oi gente, vocês já ouviram alguém falar: “ Gatos só caem em pé” pois é, tenho um vídeo que comprova isso!

sexta-feira, 22 de abril de 2011

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Cães e gatos pintados

Estava fazendo algumas pesquisas no Google quando vi um gato pintado de pikachu. Então tive a idéia de procurar mais gatos e cães pintados para postar aqui. Então ai vai alguns:

image

 

image 

 

image

 

image

 

image

 

image

 

image

 

image

 

image

 

image

 

image

 

image

 

image

 

image

 

image

 

image

 

image

 

image

 

image 

Então é só esses mesmo.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Filmes e seriados com cães

EN00499A.gif (2449 bytes)Filmes
101.jpg (16385 bytes)
101 Dálmatas (o filme), 1996
(101 Dalmatians)
Direção: Stephen Herek.
Elenco: Joan Plowright, Joely Richardson, Mark Williams, Glenn Close, Jeff Daniels, John Benfield, John Shrapnel, Hugh Laurie, Tim McInnerny, Hugh Fraser, Michael Percival, Neville Phillips, John Evans, Andrew Readman, John Peters, Bill Stewart.
Comédia infantil campeã de bilheteria em todo o mundo. Glenn Close destaca-se por sua perfeita caracterização da vilã Cruella De Vil (ou Cruela Cruel, como ficou conhecida no Brasil), aquela que seqüestra os cachorrinhos com a vil intenção de fazer um casaco de pele.
102 Dálmatas, 2000
Nesta fábula completamente nova, Cruela De Vil (Glenn Close) é libertada da prisão por bom comportamento, prometendo que nunca mais iria querer nada com peles. Entretanto, ela não consegue manter sua palavra, e logo começa a bolar planos mirabolantes e ferozes para conseguir seu casaco de pele de dálmata. Aventura e diversão chegam ao máximo quando Cruela e os cães aprontam mil e uma em Paris nesta nova comédia de ação da Walt Disney Pictures "102 Dálmatas."
Amigos para Sempre, 1991
Título original: Far from Home: The Adventures of Yellow Dog
Estudio: Twentieth Century Fox
Após uma tromenta no oceano Pacífico, garoto se perde de sua família e conta apenas com a ajuda de seu fiel cachorro para sobreviver
whitedog.gif (12593 bytes)
O Amor é para Sempre, 1993
(To Dance With the White Dog)
Direção: Glenn Jordan.
Elenco: Christine Baranski, Frank Whaley, Hume Cronyn, Jessica Tandy, Terry Beaver, Harley Cross
Drama feito para televisão. A atriz Jessica Tandy é a falecida esposa cujo espírito encarna num cachorro para poder proteger seu viúvo. A história é baseada no romance de Terry Kay e adaptada por Susan Cooper.
Amores Brutos, 2000
Filme mexicano, Amores Perros, fez grande sucesso no mundo inteiro. Há três histórias bem definidas e que são interligadas pelos cães. O filme é pesado e mostra o horror e a violência dos cães de rinha.
Em Amores Brutos, os cães são companheiros, apaixonados, vítimas e assassinos, refletindo toda a gama de ações dos humanos ternos e embrutecidos.
Antartida, 1985
Baseado em fatos 'reais'. Conta a história de um grupo de cães que em 1958 foi acidentalmente abandonados na Antártida. Em temperaturas que chegam a 50 negativos, os cães lutam para sobreviver. Este filme bateu recordes de bilheteria no Japão, país de origem do diretor.
Aventuras de um Cachorro, 1995
(It's a Dog's Life)
Direção: Herman Hoffman.
Elenco: Edmund Gwenn, Jeff Richards, Jarma Lewis, Dean Jagger.
Drama infantil em que um cachorro conta sua própria história: ele é um vira-lata qualquer, vive perambulando pelas ruas, mas tira a sorte grande quando vai parar numa bela e confortável fazenda.
Babe (1995) e Babe - um porquinho atrapalhado na cidade (1998)
No primeiro filme, os cães Rex e Fly são border collie.
No segundo filme, o porquinho é levado para uma feira na cidade grande pelas mãos da Sra. Hogget, cujo marido, o fazendeiro Hogget (James Cromwell), acaba de sofrer um acidente envolvendo o poço da fazenda. Esta desculpa inconsistente serve de trama. Na cidade, o porco envolve-se com uma fauna urbana de ratos, cães, gatos (perfeitamente captados na essência) e macacos integrantes de um espetáculo estilo cirque du soleil, onde o dono é Mickey Rooney. Os ratinhos cantores do primeiro filme vão clandestinos na bagagem e o pato (que sempre quis roubar o trabalho do galo, nas manhãs) tenta seguir o avião.
No segundo filme existem diversos cães... os mais importantes são: um Jack Russel (Flealink), um Mastim Napolitano (Alan), Bull Terrier (PB), Bulldog (Nigel), Poodle (Pink) e o Beagle (Snoopy).
Os Batutinhas, 1994
Este filme muito divertido nos mostra uma turma de crianças dispostas a manter seu clube a todo custo, evitando se envolver com a coisa que eles mais odeiam, as meninas.
Mas o fogo queima seu clube e eles precisam arranjar dinheiro para reconstruí-lo, ao mesmo tempo em que um deles se apaixona pela menina mais bonita da cidade.
É claro que não podia faltar o bandido, que neste caso é o menino riquinho da cidade que tenta fazer de tudo para estragar a vida deles.
beethoven.-cpjpg.jpg (14926 bytes) Beethoven 1 e 2
Filhote de São Bernardo é adotado por família de classe média, contra a vontade do pai, que prevê encrencas. Humor infantil produzido por Ivan Reitman (Os caça-fantasmas) e destinado a quem é apaixonado por cães. No segundo episódio, o cão Beethoven encontra uma namorada e vira pai de 4 filhotes até que sua amada é levada para outra cidade.
No terceiro episódio, de 2000, Beethoven se envolve com os Newton, que estão atravessando o país para uma reunião de família.
benji.jpg (16817 bytes) Benji, 1988
Conta a história de Benji, um cão mestiço e que se perde no meio das Montanhas Rochosas. Enquanto seu dono o procura, o cão salva 4 pumas, cuja mãe tinha sido morta por um caçador. O 'cão-ator' Benji foi dirigido pelo seu próprio dono 'na vida real'.
airbud_0212.jpg (4730 bytes)
Bud - O cão amigo e Air Bud 2

Aventura. Menino solitário encontra um cão que fugiu de seu antigo dono, um palhaço. Tornam-se inseparáveis amigos sendo que o cão começa inclusive a participar dos jogos do time de basquete em que joga o menino. O ex-dono re-encontra o cão e o quer de volta. O cão protagonista morreu após as filmagens e a continuação (Air Bud 2) é estrelada por um filho do cão original.
Para saber mais: http://www.airbud.com/ - e trata-se de um Golden Retriever
Caninos Brancos, I e II
Walt Disney
Baseado no livro de Jack London, relata a história de um cão-lobo valente do Alasca, que nunca havia sido derrotado em uma briga até quase perder a vida em um duelo contra um bulldogue. Depois disso, ele é vendido a um homem com quem aprende o significado do amor e uma vida diferente daquela gelada do extremo norte canadense.
O segundo episódio aborda a antiga profecia indígena que conduz Caninos Brancos e seu dono para uma missão de salvar a vida de uma pacífica tribo. Mas muitos contratempos eles irão Ter e nada menos que Caninos Brancos para salvar e ajudar a enfrentar esses desafios, e assim cumprir a lenda.
O cão que 'representa' o cão-lobo é um Malamute do Alasca.
Cão Branco, 1982
Direção: Samuel Fuller
Conta a história de um cão, que, por influência dos antigos donos, persegue e mata negros. Mostra até que ponto pode chegar a influência nefasta de uma pessoa sobre um animal.
Como Cães e Gatos, 2001

Direção: Lawrence Guterman
Sem o conhecimento dos humanos, os cachorros vêm há centenas de ano combatendo os gatos, que pretendem dominar os homens e tratá-los como verdadeiros tiranos. Porém, quando um gato chamado Sr. Tinkles (Sean Hayes) inicia um plano que irá acabar com a população de cães que protege os humanos, uma equipe de agentes caninos e um leal filhote chamado Lou (Tobey Maguire) decidem proteger a humanidade e livrá-la da escravidão que os gatos desejam impôr a eles. Neste filme são vários cães de raças diferentes: Beagle (Lou), Pastor da Anatólia (Butch), Chinese Crested (Peek), Old English Sheepdog (Sam), Saluki (Ivy), Bloodhound (Buddy), Pinscher Miniatura, Mastiff Inglês e um Pastor Alemão.
Um Craque Animal, 1998
(Soccer Dog: The Movie)
Direção: Tony Giglio.
Elenco: James Marshall, Olivia d'Abo, Jeremy Foley.
Garoto solitário e apaixonado por futebol, um dia encontra um cachorrão. Viram amigos e ele descobre que o cachorro é o verdadeiro craque do esporte. Para público infantil/juvenil.
O cujo
Baseado num romance de Stephen King. Conta a história de um São Bernardo mordido por um morcego-vampiro, que passa a espalhar o terror por uma pequena cidade. Acaba fazendo reféns uma mulher e seu filho que se protegem dentro de um carro.
Didier, Homem Pra Cachorro, Fr, 1996, Comédia Os franceses são apaixonados por cachorros. São apaixonados por futebol e são apaixonados por cinema. Didier, Homem para Cachorro leva as duas primeiras fixações a sério. Um sujeito ganha o cachorro (o labrador Eliot) de uma amiga. Como todo dono de cachorro, Jean-Pierre fica bobo e começa a achar que seu bicho de estimação é gente. É aí que entra o pulo do gato desta produção francesa de 1996. O cão passa a ser vivido por Alain Chabat, que também dirigiu o filme. Ele está impressionante no papel de labrador. Mais expressivo que Stalone na série Rambo. O único problema dessa comediazinha francesa é uma longa cena de futebol gravada no Parc des Princes, estádio de péssimas recordações para qualquer brasileiro.

DIREÇÃO: ALAIN CHABAT. COM: JEAN-PIERRE BACRI, ALAIN CHABAT E ISABELLE GELINAS.
Digby - o maior cão do mundo
Sheepdog toma um preparado e não pára de crescer. Comédia.
Dr. Doolittle 1 e 2
Médico (Eddie Murphy) respeitado tem um casamento feliz e duas filhas, mas uma noite ele quase atropela um cachorro e ouve o animal ofendê-lo. Deste momento em diante o dom de falar com os animais que tinha quando era criança retorna. Após curar a asa de uma coruja, a notícia se espalha rapidamente entre os animais e logo diversos "clientes" querem ser atendidos por ele. Em virtude disto a situação fica bastante complicada e ele é internado, pois suspeitam que está louco. Assim, precisa arrumar um meio de ter alta do sanatório e retomar seu ritmo normal de vida o mais rápido possível, mas diversos contratempos vão atrapalhar o médico. O personagem canino principal é o vira-lata Lucky.
tomhanks.jpg (16264 bytes)
Uma Dupla Quase Perfeita, 1989
(Turner & Hooch)

Elenco: Tom Hanks, Michel Serrault, Craig T. Nelson, Michel Galabru, e o cão Beasley.
O cinema americano tem muitos exemplos de duplas de policiais, explorando a diversidade entre os parceiros. Em Uma Dupla Quase Perfeita o acompanhante de Scott (Tom Hanks) é um cachorro babão e atrapalhado, que muda a rotina do perfeccionista policial. Como o cachorro é a principal testemunha de um crime, Scott precisa conviver com ele.
O cão do filme é um Dogue de Bordeaux
Feito Cães e Gatos, 1996
Abby Barnes (Janeane Garofalo) é uma veterinária que trabalha como apresentadora em um talkshow no rádio, onde fala sobre os cuidados que se deve ter com os animais de estimação e também responde dúvidas dos ouvintes. Mas se é bem-sucedida profissionalmente, o mesmo não se aplica à sua vida amorosa. Quando um agradecido ouvinte (Ben Chaplin) deseja retribuir pessoalmente os conselhos ditos de uma forma fina e bem-humorada, ele pergunta como ela é e, com medo de ser rejeitada, ela se descreve como sua vizinha (Uma Thurman), uma desajeitada modelo mas que é alta, loira e causa impacto logo que é vista. Ela não tinha intenção de aparecer neste encontro, mas quando a situação foge do controle a situação se complica, tanto para ela como para sua amiga. O cão do filme é um Mastiff Inglês
Feitiço do Coração, 2000
Comédia romântica que mostra o encontro de Bob, um viúvo, com a garçonete Grace, que acaba de receber um transplante de coração. O cão Mel tem um papel de destaque e é responsável por cenas memoráveis e tocantes ao longo do filme. Com David Duchovny e Minnie Driver.
A raça do cão é Buldogue Americano.
Fiel Amigo, 1957
Conta a história de um cão, que pertencia a um pioneiro desbravador, um pouco malandro. O cão tem muito trabalho para socorrer o dono.
Fluke - Lembranças de outra vida
Direção: Carlo Carlei.
Elenco: Matthew Modine, Max Pomeranc, Jon Polito, Nancy Travis, Eric Stoltz.

Empresário morre num acidente de carro e seu espírito reencarna num cachorro. Espécie de Ghost no mundo animal. A história, absurdamente, é baseada num best-seller escrito por James Herbert, que antes de virar filme era exibida como seriado de televisão com o título Full House.

Fluke é um Golden Retriever
A Gangue dos Dobermans, 1 e 2, 1972 Talentoso treinador condiciona Dobermans para praticar assaltos a bancos.  O filme foi responsável por um aumento na procura de dobermans na década de 70.
k9.jpg (12939 bytes) K9 - Um policial bom prá cachorro, 1989

Direção: Rod Daniel

Elenco: James Belushi, Mel Harris, Kevin Tighe
Detetive de polícia briguento e aloprado, persegue traficantes de drogas, considerando o caso como um 'assunto pessoal'. Sem parceiro, é obrigado a aceitar a companhia de um pastor alemão, também malandro e 'rixento'. Perseguições e piadas de humor negro. A grande presença fica por conta do cão, Jerry Lee, que nada tem a ver com Lassie ou Rin Tin Tin.
K911, 1999

Continuação do filme K-9. O chefe de polícia acredita que Jerry lee não tem mais a mesma agilidade e vigor. Novo parceiro é designado para o policial Dooly: a policial Welles e o cão Zeus. Mas eles se metem em encrenca e Jerry Lee é o único que pode ajudar.
K-9000 - Um Policial Mil Vezes Melhor
Policial trabalha com um companheiro muito especial: um cachorro superesperto que tem implantado em seu cérebro sofisticado equipamento eletrônico.
A Incrível Jornada, 1993
(Homeward Bound: The Incredible Journey)
Produção da Disney que mostra a amizade e solidariedade entre dois cachorros e uma gata siamesa. Eles se consideram abandonados pelos donos e decidem se unir numa viagem de volta para casa. Trata-se de uma refilmagem de uma história (escrita por Sheila Bunford) que o próprio estúdio Disney levou às telas em 1963, mas aqui com recursos técnicos mais elaborados quanto ao treinamento dos animais. Há uma continuação, "A Incrível Jornada II: Perdidos em São Francisco", feita pela Disney em 1996.
As raças dos cães: Bulldogue Americano e Golden Retriever.
Iron Will, 1994
Produção Walt Disney. A incrível aventura de um garoto e seus Huskies numa corrrida na neve para salvar sua família da crise econômica após a triste perda de seu pai. (Baseada em fatos reais )
Heck - ninguém segura esse cachorro, 1996
Titulo original: "Heck's Way Home".(1996)
Aventura, Direção de Michael J. F. Scott.
O cão Hector (Border Collie), é perseguido e pego pela "carrocinha", quando a família está de mudança para Vancouver. O cão espertamente consegue escapar e após vários dias de aventuras vai ao encontro dos seus donos. Vale a pena assistir!
Johnny & Clyde, 1995
(Johnny and Clyde)
Direção: William Bindley.
Elenco: Michael Rooker, Johnny White, Sam Malkin, David B. Nichols.
Adolescente fica amigo de um cachorro que pertencia a um ladrão que está foragido. O pai do menino, que é um policial, acaba usando o próprio filho e o animal para encontrar o criminoso.
Legalmente Loira 1 e 2
(Legally Blonde, 2001)
Direção: Robert Luketic

Elle Woods (Reese Whiterspoon) é uma garota que tem tudo que possa querer. Ela é a presidente da fraternidade de onde estuda, Miss Junho no calendário do campus e, além disso, uma loira natural. Elle ainda namora o mais bonito garoto de seu colégio, Warner Huntington III (Matthew Davis), com quem inclusive planeja se casar no futuro. Mas Elle tem um problema que incomoda Warner: ela é fútil demais! Até que, quando Warner vai estudar Direito na Universidade de Harvard, ele passa a namorar uma nova garota (Selma Blair) e decide largar Elle, que não se dá por vencida e decide estudar a fim de também passar para o curso de Direito e ainda por cima provar sua inteligência. A raça do cão da personagem principal é
Chihuahua. Legalmente Loira 2 - Após descobrir que cães vêm sendo usados para testar cosméticos, Elle Woods decide por encampar a causa e ir até Washington, na tentativa de convencer políticos sobre o direito dos animais. Com Reese Whiterspoon, Sally Field e Luke Wilson.
Maskara, 1994
Filme com Jim Carrey, que acha no mar a estranha máscara de Loki, um deus escandinavo. Quando ele coloca a máscara, se transforma em O Máskara, que tem velocidade sobre-humana e um humor não-convencional. Apesar dos seus 'super' poderes, quem salva o dia é o Milo, seu cachorrinho, que veste a máscara mágica.
A raça do Milo, cachorrinho do personagem principal é Jack Russel.
Max, Fidelidade Assassina
Filme que retrata um Mastim Tibetano como um cão criado por mutação genética, extremamente agressivo e de inteligência acima do normal.
Melhor Impossível, 1998
O filme gira em torno do escritor Melvin Udal (Jack Nicholson), aparentemente uma pessoa grosseira, desagradável e amarga, mas que aos poucos se envolve com os problemas de seu vizinho gay (Greg Kinnear) que tem um cachorrinho de quem o personagem de Jack Nicholson tem que tomar conta e de uma mãe solteira (Helen Hunt), e acaba se revelando (ainda que a contragosto) um amigo bom e confiável. O forte dessa comédia são os diálogos ácidos e o show de interpretação do elenco.
A raça do cãozinho do filme é Griffon de Bruxelas.
Meu cachorro Bobz
História de uma família que vive em uma região isolada e cria cães pastores (Border collies). Os problemas começam quando uns dos cães ataca as ovelhas que deveria pastorear e, pelos costumes locais, deve ser sacrificado.
Meu cachorro Skip, 2000
Conta a história de um cachorro e um menino com problemas de relacionamento. Narrado em primeira pessoa, com uma forte noção entre o relacionamento de pai e filho, visto por um angulo diferente. Após a perda de um grande amigo que vai para a Segunda guerra, Muniz encontra em um cão a verdadeira amizade.
Meu melhor companheiro, 1958
O filme é muito bom e, que eu saiba, um dos melhores já feitos sobre a amizade de uma criança com seu cão.
Onde Está o Tesouro, 1996
é um filme da Disney que conta a história de um Borde collie que foi treinado pelos donos, ladrões, a roubar as pessoas e assim ele enterra milhões de dólares em um parque. Quando seus donos são presos, ele vai para o canil onde acaba arrumando um novo dono, um garoto que faz de tudo para ajudá-lo a perder a mania de roubar. MAs os problemas começam quando os bandidos saem da prisão e começam a procurar pelo cachorro.
Shiloh - O Melhor Amigo, 1997
Um cachorro beagle foge de seu dono cruel e é adotado por menino, que lhe dá o nome de Shiloh. A afeição é mútua. No entanto, o pai dele força-o a devolver o cão a seu dono. O garoto fará o possível para comprar Shiloh.
Spot - Um Cão da Pesada, 2001

O agente Onze é um cão do FBI treinado para detectar narcóticos e é sempre usado para testemunhar contra gangsters, mas agora ele está sendo perseguido por um mafioso que pretende matá-lo. Para sobreviver, o cão foge e acaba entrando na vida do carteiro Gordon. O carteiro odeia cachorros e faz de tudo para infernizar a vida dos que encontra pelo caminho. Mas, interessado na bela vizinha, ele se oferece para cuidar de seu filho, James e acaba com um cachorro na sua vida. James que ficar com o agente Onze, pois ele acha que o cão está perdido começa então uma louca aventura que irá mudar a vida de todos os envolvidos.
A raça do cão Spot é Bullmastiff
Won Ton Ton - O cachorro que salvou Hollywood
Título original: Won Ton Ton - The dog that saved Hollywood
Na Hollywood dos anos 20, um cachorro consegue obter mais sucesso que muitos astros e estrelas famosos. Participação especial de personalidades que conquistaram o público na época, como Rhonda Fleming e Ritz Brothers

HH01490A.gif (2428 bytes)Seriados
vigilobo.gif (9012 bytes) lobo_v.jpg (7918 bytes)Vigilante Rodoviário O Vigilante Rodoviário foi a primeira série brasileira filmada em película de cinema.
O seriado tinha como tema as aventuras do Inspetor Carlos e seu fiel amigo Lobo na luta contra o crime e a contravenção, a bordo de um Simca Chambord ou de uma Harley Davidson. A dupla era - sem os abusos decorrentes do uso inadequado da força - bastante simpática à população, inspirando proteção e segurança e veiculando mensagens educativas. O cão Lobo, que antes da série era chamado de King, morreu em 1965.
Para saber mais: Home Page do Vigilante
rintintin.jpg (19992 bytes)
Rin Tin Tin São vários Rin-tin-tin atraves dos tempos,mas todos são descendentes do Rin-tin-tin original,um que se tornou muito popular foi o Rin-tin-tim 3, neto do original,que fez um seriado de TV muito assistido nos anos 50, que contava as aventuras do pastor alemão Rin Tin Tin.
lassie-cap.jpg (12198 bytes)
Lassie Seriado. Continuação da série de filmes de grande sucesso cuja protagosnista era um Collie chamado Pal (fêmea apenas na ficção). Os filmes foram: O Regresso, O Filho de Lassie, A Coragem de Lassie, O Despertar, O Desafio e The Painted Hills. Em 'O Regresso' outra 'estrela' iniciava sua carreira: Elizabeth Taylor.
wish1.jpg (8642 bytes)wish2.jpg (6175 bytes)
Wishbone Wishbone é um Jack Russel que sempre anda em busca de aventuras com seu dono Joe e seus amigos Samantha e David. Contudo, Wishbone não é um cachorro comum, já que possui uma grande imaginação e um extenso conhecimento da literatura clássica. Por isso, quando surge algum problema, Wishbone se perde em sua imaginação e compara com alguma situação de grandes personagens literários como Oliver Twist, Sherlock Holmes, Frankestein e até Dom Quixote.
Atualmente exibido pelo Fox Kids Network e Rede Cultura
rex2.jpg (17144 bytes) Comissário Rex Seriado austríaco. Conta as aventuras de Rex, um pastor alemão que foi adotado pelo chefe de Polícia Moser, após a morte de seu primeiro dono em uma missão. Seriado premiado em diversos países.
Atualmente exibido pelo Multishow (Net/Multicanal)
Men, Women & Dogs Comédia sobre jovens com um jeito curioso de conquistar mulheres. Jeremiah, Clay, Eric e Royce são amigos, têm por volta de 20 anos, moram em Los Angeles e realmente acreditam que o cachorro é o melhor amigo do homem. Frequentadores assíduos dos parques da cidade, têm como principal objetivo atrair mulheres interessantes através das possíveis relações entre seus cães e os delas. Entrando na idade adulta suas vidas e preocupações giram em torno de suas namoradas, carreiras e cachorros... não necessariamente nesta ordem.
Atualmente exibido pelo Canal Sony