Pesquisar este blog

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Leopardo Asiático

Oi gente, desculpa mesmo, por ficar sem posar a semana de felinos… É que meu gato morreu e tal… Ai não deu. Mais vamos continuar, ainda falta 3 postagens, entã vamos lá!

 

NOME COMUM: Leopardo Asiático ou Gato leopardo

NOME CIENTÍFICO: Felis [Prionailurus] bengalensis

SUBSPÉCIES:
P.b.alleni - Hainan Is. - China
P.b.bengalensis - India, Indochina
P.b.borneoensis - Borneo
P.b.chinensis - China
P.b.euptilurus - Korea, Leste da Siberia
P.b.horsfieldi - Sul de Kashmir
P.b.javanensis - Java, Bali
P.b.sumatranus - Sumatra
P.b.trevelyni - Norte de Kashmir

FILO: Chordata

CLASSE: Mammalia

ORDEM: Carnívora

FAMÍLIA: Felidae

NOMES EM:
- INGLÊS:
Leopard Cat - Bengal cat
- FRANCÊS: chat léopard du Bengale
- ALEMÃO: Bengalkatze - Zwergtigerkatze
- ESPANHOL: gato bengali, gato de Bangala
- BANGLADESH: chita biral, ban bilar
- CHINES: jin chien mao, bao mao, shih hu, shan mao
- AFEGÃO: psk jangley
- INDONÉSIA: kucing batu, kucing congkok
- ÍNDIA e PAQUISTÃO: chita billi
- KACHIN: nam laniao
- KANNADA: INDIA: huli bekku
- KAREN, TALAIN: kla hla
- LAOS: sua meo, sua pa, sua nak
- MAHRATTI, GHATS: INDIA: wagati
- MALÁSIA: kucing batu, rimau akar
- MYANMAR: kye thit, thit kyuk, kya gyuk
- FILIPINAS: maral, tamaral
- RUSSIA: Amurskii kot, bengalskaya koshka
- SHAN: hen wap
- TAILÂNDIA: maew dao

CARACTERÍSTICAS:
Comprimento corpo:
40 - 90 cm
Comprimento do rabo:
aproximadamente metado do comprimento do corpo
Altura na cernelha:
20 - 45 cm
Peso: 3 - 8 kg ou mais

REPRODUÇÃO:
Período de gestação: 65 - 70 dias
Número de crias:
2 - 4 filhotes. Os pais ajudam a criar os filhotes.
Peso ao nascer:
75 - 95 gs

CICLO VITAL:

Desmame: aproximadamente 3 meses
Amadurecimento sexual:
fêmeas depois de 2,5 anos e machos com 2,5 anos
Acasalamento:
São relatados períodos de cobertura uma vez ao ano entre os meses de fevereiro e março, nas regiões frias. Nas regiões tropicais os acasalamentos ocorrem durante todo o ano.
Tempo de vida:
12 - 15 anos

INIMIGOS: Leopardos, hienas, lobos e raposas.

ALIMENTAÇÃO: A dieta também inclui pequenos herbívoros, lebres, répteis, insetos, enguias, peixes e ocasionalmente carniça.

PAÍS DE ORIGEM: Ásia

DISTRIBUIÇÃO: Sua distribuição compreende deste a Índia até a Sibéria, chegando ao extremos Oriente do continente, inlcuindo o Japão, Filipinas e as ilhas menores da Indonésia.

HABITOS: possue hábitos noturnos, se mantem ativo do entardecer até o amanhecer, o que se torna raro vê-lo durante o dia. Embora descritos como primariamente noturnos alguns animais monitorados por colares rádio-transmissores na Tailândia exibiram atividade diurna com muita frequência.

HABITAT: Habitante original das selvas de Bangladesh, Afeganistão, Burma, Camboja, China, Índia, Indonésia, Japão, Coreia, Laos, Sumatra, Bornéu, Malaysia, Nepal, Paquistão, Filipinas, Taiwan, Tailandia, antigas repúblicas da URSS e Vietnam.

CURIOSIDADE: Um fato interessante sobre o leopardo asiático é que ele é o unico gato selvagem utilizado, com sucesso, em programas de procriação híbrido para produção de gatos domésticos. Nos últimos anos ele deu origem à raça Bengali. O Bengali desenvolveu-se a partir de um programa americano de 1963, em que a geneticista Jean Sugden cruzou um macho doméstico com uma fêmea de gatopardo asiático, tentando transferir as marcas do gato selvagem para uma raça doméstica. Os primeiros espécimes de leopardo asiático chegaram aos EUA na década de 50.

APARÊNCIA FÍSICA: Assemelha-se à Jaguatirica , da América do Sul (Felis pardalis), sendo em geral de porte menor As variedades que habitam as regiões da antiga União Soviética (Felis euptilura) costumam ser maiores e de pelagem mais densa – são os gatos de Amur. Costumam ser de coloração marrom-amarelado nas regiões tropicais e marrom-acinzentado nas áreas mais ao norte. De fato há uma ampla gradação nas nuances de cores. O padrão de pelagem do leopardo asiático é pintalgado com spots escuros, algumas vezes sólidos, outras vezes exibindo rosetas, sendo a cauda listrada em negro, até a extremidade.

PROTEÇÃO: Caça proibida: Bangladesh, Hongkong, India, Indonésia, Japão, Malásia (exceto Sabah), Myamar, Nepal, Pakistão, Russia, Tailândia, Taiwan. Caça e Comércio controlados: Coréia do Sul, Laos, Singapura. Sem proteção legal fora das áreas de controle: Butão, Brunei, China, Filipinas, Vietnam Sem Informações: Afeganistão, Camboja, Coréia do Norte.

Em comparação a outros felinos, os gatos-leopardos asiáticos são comuns nas áreas em que habitam. Populações que vivem em ilhas são as mais vulneráveis. Nas Filipinas, onde o estado atual das florestas é o pior em toda a Äsia tropical o leopardo asiático sem dúvida enfrenta dificuldades. Provavelmente será extinto em Cebu, devido à extensa devastação das florestas, assim como já ocorreu em muitas outras ilhas da região. Estima-se que sejam menos de 100 nas ilhas Tsushima. Em Taiwan são capturados regularmente nas armadilhas de caçadores aborígenes.

AMEAÇAS: Tem sido desenvolvidos programas de reprodução em cativeiro para as populações das ilhas de Tshushima e Negros. Caça ilegal e exportação de pele na China. Outra ameça potencial é que os leopardos asiáticos cruzam espontaneamente com gatos domésticos que vivem em condição livre ou semi-selvagem.

Lúcia Helena Salvetti De Cicco
Diretora de Conteúdo e Editora Chefe

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Lince europeu

NOME COMUM: Lince Europeu

NOME CIENTÍFICO: Felis lynx

NOME EM INGLÊS: Lynx

FILO: Chordata

CLASSE: Mammalia

ORDEM: Carnívora

FAMÍLIA: Felidae

CARACTERÍSTICAS:
Comprimento:
1 m
Altura: 50 cm
Peso: até 38 Kg
Período de gestação: 62 a 74 dias
1 gestação por ano
1 a 4 filhotes por ninhada
tempo de vida: 18 anos

Diz-se que uma pessoa tem olhos de lince quando sua visão é excepcional. Essa expressão, porém, não tem nada a ver com o animal. É originária de linceu, um herói da mitologia grega. Linceu era piloto branco onde viajavam os Argonautas em busca do Tosão de Ouro. Segundo a lenda, linceu tinha uma visão formidável. No lince, porém, o sentido mais desenvolvido é a audição.

O lince foi abundante na Europa. Mas matava tantos carneiros que foi caçado quase até a extinção. Na América existem o lince canadense e o lince vermelho dos Estado Unidos e México.

  O lince parece um grande gato de cor de ferrugem, com tufos de pêlos nas orelhas e na cauda curta, escondido entre os rochedos ou atrás de troncos, ele espreita suas vítimas: pequenos animais, perus selvagens e lebres. E salta sobre elas de surpresa, mordendo-as na espinha. Come somente carne fresca e abandona o que não podo comer. Os filhotes nascem entre fevereiro e junho, em cavernas ou grutas.

Enquanto são pequenos, não se afastam mais de 2 Km da sua toca. Caçam acompanhados pela sua mãe, depois dos três meses de idade. Geralmente a fêmea volta à mesma caverna para dar à luz outra ninhada.

 

 

Lúcia Helena Salvetti De Cicco
Diretora de Conteúdo e Editora Chefe

terça-feira, 10 de maio de 2011

Gato Malaio - um gato pouco conhecido

FILO: Chordata

CLASSE: Mammalia

ORDEM: Carnívora

FAMÏLIA: Felidae

NOME COMUM: Gato malaio ou Gato-de-Cabeça-Chata

NOME CIENTÍFICO: Felis planiceps

NOME EM INGLÊS: Flat-Headed Cat

NOME EM ESPANHOL: gato cabeciancho

NOME EM FRANCÊS: chat à tête plate

NOME EM ALEMÃO: Flachkopfkatze

Características:
Comprimento: cabeça e corpo, 60 cm; cauda, 18 cm
Cor: dorso castanho; barriga branca
Pelo espesso
Crânio achatado no alto
TEMPO DE VIDA: 14 anos
GESTAÇÃO: 56 dias

O gato malaio tem um perfil muito engraçado. Sua grande cabeça é achatada e o focinho é comprido e levemente arrebitado. Suas orelhas são pequenas e redondas. Todos os seus dentes são pontiagudos, bastante apropriados para ele capturar e comer presas muito escorregadias, como rãs, peixes e crustáceos, que são seus alimentos favoritos.

O gato malaio é encontrado sempre junto da água, nas florestas tropicais da Malásia e de Bornéu. Caça a noite, pisando cautelosamente no chão da selva úmida. Muito pouco se sabe da vida natural desse gato selvagem, pois ele é muito arisco e não se deixa observar facilmente. Os cientistas também pouco conhecem sua forma de reprodução, pois esse gato nunca se reproduz em cativeiro.

Ao contrário dos demais felinos, exceto o guepardo, o gato malaio não pode recolher inteiramente as suas unhas. Pode, entretanto, retraí-las um pouco, de modo que elas não arranham o chão quando o gato faz sua caminhada. Suas pernas são curtas e as patas pequenas.

Lúcia Helena Salvetti De Cicco
Diretorad e Conteúdo e Editora Chefe

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Serval

NOME COMUM: Serval

NOME EM INGLÊS: Serval

NOME CIENTÍFICO: Leptailurus serval  

FILO: Chordata

CLASSE: Mammalia

ORDEM: Carnívora

FAMÍLIA : Felidae

CARACTERÍSTICAS:
Comprimento:
cerca de 70 - 100 cm. a cauda varia de 30 até 40 cm
Altura: 45 a 65 cm
Período de gestação: 72 a 75 dias
Pode haver duas crias por ano
Tempo de vida: 17 a 20 anos . Máximo 23 anos

O serval é diferente da maioria dos membros selvagens da família dos gatos. Ele gosta de perambular pelos arredores das aldeias africanas, pois aí pode encontrar em abundância alguns de seus alimentos favoritos: pequenos carneiros, roedores, e algumas rãs. A pele do serval pode apresentar dois padrões diferentes. A pelagem mais comum é castanho- clara com pintas negras no pescoço, na espinha e no dorso. O outro padrão de pele é castanho-claro com muitas pintas pequenas, marrons e negras, distribuídas em fileiras irregulares, além de uma tira negra e larga no dorso.

Quando caça, o serval procura tirar vantagens de suas pernas compridas. Ele consegue dar grandes pulos no ar e é capaz de apanhar com facilidade uma ave em vôo a 1,80m do chão. A presa é abatida com um golpe de uma das suas patas dianteiras. Essas patas possantes também são usadas para arrancar roedores de suas tocas. O serval caça à noite, sozinho, e, se for perseguido, busca refúgio em uma árvore. Seu grito é um miado agudo. Pouco se conhece a respeito de sua vida familiar.

A fêmea geralmente pare os filhos numa toca.

Lúcia Helena Salvetti De Cicco
Diretora de Conteúdo e Editora Chefe

domingo, 8 de maio de 2011

Suçuarana

Ameaçado

Clique aqui para ouvir o som de uma fêmea com o filhote

NOME COMUM: Suçuarana, puma, onça-parda

NOME CIENTÍFICO: Felis concolor

NOME EM INGLÊS: Cougar/Mountain Lion/Puma

FILO: Chordata

CLASSE: Mammalia

ORDEM: Carnívora

FAMÍLIA: Felidae

CARACTERÍSTICAS:
Comprimento: até 2,40 m
Altura: até 63 cm
Peso: até 100 Kg
Período de gestação: de 86 a 95 dias
Ninhada: 2 a 3 filhotes
Período de vida: 15 anos

A suçuarana também é conhecida como puma e onça parda. Conta-se que uma só suçuarana matou 15 carneiros selvagens durante uma saída para caçar. Por outro lado, ela raramente ataca o homem e tem tanto medo de cães que sobe em árvores para escapar deles quando a acuam.

A suçuarana ocorre nas Américas, desde o Canadá até quase o extremo da América

do Sul. Seu pelo é em geral bege rosado, mas pode ser cinza, marrom ou cor de ferrugem. O comprimento do pelo varia conforme o habitat - vai de curto a muito longo.

A suçuarana está à vontade em cima das árvores; equilibra-se com a cauda felpuda ao saltar de galho em galho.

A suçuarana é um animal solitário e prefere viver em lugares de difícil acesso - florestas, desertos e montanhas. Geralmente caça ao entardecer. O carneiro selvagem, o veado e o caititu constituem suas presas habituais. Os adultos se comunicam por meio de uma espécie de silvo estridente. A fêmea tem a cria em cavernas ou em cepos ocos. Os filhotes abrem os olhos com 10 dias e ficam com a mãe até os 20 meses.

Lucia Helena Salvetti De Cicco
Diretora de Conteúdo e Editora Chefe

Retirado do site: Saúde Animal
PS.: Nenhuma informação de felinos colocado essa semana vai ser escrita por mim.

Resultado da enquete

Oi gente, era para eu começar ontem mais o computador teve um probleminha ai não deu, então vamos começar hoje. Primeiramente vamos ver quem ganhou na enquete:

O que vc gostaria de ver 1 semana aqui no blog?
1 semana de felinos         13 (59%)
1 semana de canídeos      1 (4%)
1 semana de mamíferos   4 (18%)
1 semana de peixes         2 (9%)
1 semana de anfíbios       0 (0%)
1 semana de primatas      2 (9%)

Votos até o momento: 22

Coitado dos anfíbios, hehehe…. E o grande felizado são os felinos! Então vamos começar agora mesmo! E gente, obrigado pelos votos =)

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Os insetos bebem água?

Bebem, sim - mas a maioria faz isso de maneira indireta, por meio da alimentação. "Mesmo os alimentos secos e sólidos contêm a chamada água metabólica, formada pela oxidação dos carboidratos e das gorduras. É assim que as larvas de certos besouros e mariposas se hidratam e conseguem resistir a secas severas", afirma Sérgio Antônio Vanin, entomologista (estudioso de insetos) da Universidade de São Paulo (USP). De resto, há grandes variações na maneira como essas criaturas ingerem água. Formigas e besouros, como as joaninhas, sugam gotas da chuva ou do orvalho. Já as baratas absorvem as gotas depositadas sobre sua cutícula. Há casos raros, como as larvas de alguns besouros do gênero Tenebrio, que extraem água do vapor existente no ar. Por fim, certos insetos - como pulgões e cigarrinhas - se alimentam de fluidos como a seiva das plantas e não necessitam de outra fonte de água.

Texto retirado do site: mundoestranho.abril.com.br

domingo, 1 de maio de 2011